domingo, 29 de junho de 2008

Thonet

Catálogo dos móveis Thonet
Michael Thonet participou da história do mobiliário do século XIX por suas perfeitas formas curvas feitas com a madeira, matéria-prima padrão de seu trabalho. Ele conseguia o formato curvilíneo por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira, que fora patenteado em 1856, tornando-o o maior (e melhor) produtor de madeiras curvas. Além disso, havia outra particularidade no mobiliário Thonet: as cadeiras eram desmontáveis. Isso traduzia bem o conceito da Revolução Industrial que estava em seu apogeu na época.
Ele ficou conhecido pela sua cadeira nº 14 (à direita), com o seu design simples e inovador. Thonet não produzia apenas para a elite e isso ajudou a popularizar seu mobiliário e, conseqüentemente, torná-lo um sucesso. Até 1930, 75 anos após a criação da cadeira 14 , ele já havia vendido 30 milhões desse modelo



Outra característica marcante do mobiliário Thonet é o "estofamento". O encosto e o assento são geralmente feitos de palha entrelaçada.
A produção de Thonet é bastante característica. Suas "cadeiras de vó" revolucionaram um sistema de produção e inovaram em um conceito novo do sentar global.

Bibliografia específica
http://www.thonet.com/history.htm

Chippendalle, Hepplewhite e Sheraton

Esses três homens têm muito em comum: são nomes da Inglaterra importantes no mobiliário contemporâneo à Revolução Industrial e foram influenciados por ela, ao publicarem, cada um, um guia detalhado de suas respectivas criações - The Gentleman and Cabinet Maker's Director, The Cabinet Maker and Upholsterers Guide e The Cabinet Maker and Upholsterer's Drawing Book. O trabalho dos "3 grandes" nomes influenciou a indústria mobiliária por várias gerações. Algumas empresas dos séculos XIX e XX chegaram a fazer réplicas dos móveis deles.

Thomas Chippendale (1718-1779)
Seus móveis eram de extrema proporção e suas curvas, muito bem feitas. Ele se baseou em diversas estéticas artísticas, como o rococó e a arte gótica.





George Hepplewhite (1727-1786)
Seu mobiliário tinha um aspecto um pouco mais delicado que o de Chippendale: os móveis eram mais curvilíneos, bem equilibrados. Pode-se notar um paralelo entre seu trabalho e o mobiliário Luís XV.







Thomas Sheraton (1751-1806)
Diferente dos outros, Sheraton não era marceneiro, portanto não executava suas idéias. Ele desenhava modelos de mobiliário, nem sempre de criação própria. Apesar disso, foi um nome importante pelo seu próprio estilo (com influências dos móveis Luís XVI) e por seus livros publicados. Um deles foi "The Cabinet Dictionary", uma síntese de intruções das técnicas de fazer cadeiras e armários.

Bibliografia específica
FASTNEDGE, Ralph. English Furniture Styles: from 1500 to 1830

Shakers


Com a Revolução Industrial, a situação social da Inglaterra piorou. A miséria, exploração e violência tornaram-se mais comuns. Os shakers eram comunidades protestantes comunistas que sofreram toda essa queda de qualidade de vida no século XVIII.
Para mudar tal situação, acreditavam ter de passar por uma mudança brusca. E assim foi feito: os shakers se isolaram do resto do mundo, que era influenciado pela industrialização. Nas suas comunidades, tudo era reflexo do que acreditavam (todos os homens são iguais perante a Deus e aos outros), inclusive o modo de produção.
Os shakers só produziam aquilo que era necessário. Todos os móveis tinham um padrão prático-funcional e, diferente de todo o mundo, o status social não era identificado pelo mobiliário por duas razões: todos eram da mesma posição social e os produtos tinham a mesma configuração.
O trabalho era dividido, porém todos tinham noção das etapas de produção, diferenciando-se do fordismo. Assim, a flexibilização de tarefas era algo comum para os shakers. Isso influenciou a qualidade do mobiliário, que era muito boa.
Em 1870, os shakers começaram a produzir para o "mundo profano", como chamavam as sociedades industriais. Ironicamente, começaram a fazer parte desse sistema: catálogos eram distribuídos, os móveis tinham grande aceitação (pela qualidade dos produtos), logo os shakers vendiam muito e chegaram até a construir uma fábrica de cadeiras, que produziu até 1935.














Visite!

Bibliografia específica
LÖBACH, Bernd. Design industrial, bases para a configuração de produtos industriais. Ed. Blücher

sábado, 28 de junho de 2008

Luís XIV, XV e XVI

Os reis franceses Luís XIV (1643-1715), Luís XV(1715-1774) e Luís XVI(1774-1792), além de marcarem a história como três grandes absolutistas, fazem parte dela também como nomes de estilos mobiliários característicos da França que surgiram na época de seus reinados. A evolução dos móveis foi estimulada pela criação da Manufatura dos Móveis da Coroa, uma fábrica que fazia móveis para a corte.
O mobiliário Luís XIV é caracterizado por suas grandes proporções, simetria, luxo, extravagância por causa dos detalhes. Suas linhas retas e curvas rígidas lhe dão um caráter masculino. Se encaixa na estética barroca por essas características.Há uma influência da Antigüidade no que tange aos pés dos móveis, que em suas terminações há uma pata de animal (normalmente leão) ou outras figuras que conotem poder e masculinidade.
As cadeiras eram feitas de acordo com a posição social do usuário. Apenas o rei poderia ter braços nas cadeiras. Eram caracterizadas também por ter um encosto alto. Além de um estilo próprio no mobiliário que já era usual, foram criados outras peças, entre elas o canapé.

O mobiliário Luís XV tem um estilo que segue a estética do rococó, com linhas orgânicas e arabescos.Diferente do estilo Luís XIV, possuía um caráter mais feminino, pernas côncavas (e não retas) e, ao invés de animais nos pés dos móveis, havia flores, folhagens retorcidas, conchas e elementos do tipo.











O estilo Luís XVI traz maior simplicidade e rigidez. Os ângulos retos são predominantes, contrastando com o mobiliário Luís XV. É influenciado pelos móveis da Antigüidade Clássica (uso de colunas e drapeados) e pelo seu contemporâneo Chippendale.


Renascimento

O Renascimento pode ser caracterizado como um movimento cultural que tem como características principais ser racional, científico, individualista, antropocentrista e hedonista. Se estendeu do século XIV ao XVI, tendo destaque nos dois últimos séculos.
Inspirando-se na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como "Idade das Trevas". Para os renascentistas, a época obscura seria abolida por um "renascimento" cultural, o momento em que estavam vivendo.


No que tange ao mobiliário, essa época ficou conhecida como "Walnut Period", devido à matéria-prima utilizada em abudância, a nogueira.




Uma das influências greco-romanas é a cadeira Savonarola (ao lado), também conhecida como cadeira Tesoura, cadeira Dante ou cadeira-X, pelo seu formato básico. Na Renascença, era normalmente feita com a madeira de nogueira. Ela feita de modo que parece ser dobrável, mas na verdade não é.


Outra cadeira que ficou famosa na época do Renascimento, principalmente na França, foi a Caquetoire (à esquerda). Isso se deu por causa do formato não retangular, mas em forma de um trapézio, do assento. A cadeira era propícia para as mulheres da época, que usavam muitas saias. Elas cabiam perfeitamente nas cadeiras.











Bibliografia específica
http://en.wikipedia.org/wiki/Caquetoire
www.suapesquisa.com/idademedia/
FASTNEDGE, Ralph. English Furniture Styles: from 1500 to 1830