terça-feira, 1 de julho de 2008

1970s

Kitsch!
Os anos 70 foram, definitivamente, marcados pelo Kitsch, termo alemão usado para designar objetos que tentam se parecer com alguma outra coisa. Entretanto, isso foi feito consciente e intencionalmente, com um sentido irônico e sarcástico.

O sofá Bocca, projetado pelo grupo italiano de antidesign Studio65. Foi inspirado em um sofá feito pelo pintor surrealista Salvador Dalí. O encosto e o assento do sofá formam uma boca.





A Poltrona Proust foi projetada por um dos principais membros do grupo Alchimia, Alessando Mendini. Esse grupo rejeitava o modernismo, valorizando o artesanato, assim como no movimento do Arts and Crafts e o ornamento. A poltrona no estilo Luís XV foi pintada de verdade no estilo impressionista.

Os móveis abaixo também são do Studio Alchimia. O sofá sugere movimento e desordem (característica enfatizada pela assimetria, que era comum no studio) e, com o excesso de cores, chega incomodar, por ser muito carregado. Já a cadeira passa tranquilidade, proporcionada pelos tons pastéis e pela geometrização. Contudo, os pés em formatos piramidais, dão o toque de design radical próprio do Alchimia.







Visite!
http://www.manifestoantidesign.com/

Bibliografia específica
http://www.answers.com/topic/anti-design?cat=entertainment

3 comentários:

Pamela Araújo disse...

Adorei o blog. E gostei muito de ler sobre as cadeiras de todos os tempos.

Cadeira e Mesa disse...

Muito bacana a busca pela Art e Design o Artificie Américo Neves atua 43 anos em SP,executa replicas de estilo,releitura e reedição de moveis assinados,visite nosso ateliê em SP.

www.americonevescadeiras.com.br
www.americoneves.com

DN disse...

Obrigada! não sabe o quanto me ajudou