Os anos 40 foram os mais violentos de toda a história. Com um saldo de cerca de 55 milhões de mortos, a Segunda Guerra trouxe uma mudança de paradigma que refletiu um retorno a valores opostos àqueles da primeira metade da década, como democracia e direitos humanos.
Como conseqüência da Guerra, os países envolvidos tiveram de passar por um racionamento de materiais. Isso proporcionou o maior uso do plástico na época.
O mobiliário teve uma aparência mais descontraída, sem grandes luxos, por causa do material e pelo contexto social da época.
A cadeira Berço do arquiteto Eero Saarinen foi a primeira em fibra de plástico a ser produzida em massa. Com o abalo psicológico de todos na década de 40, Saarinen tinha como intenção projetar a cadeira para que fosse demais despojada e que transmitisse segurança.
Um comentário:
Faço faculdade de design de interiores, to no primeiro semestre ainda mas gosto muito da área. Adorei a postagem, e me surpreendi com algumas coisas como o surgimento do uso do plástico em cadeiras, que se deu devido um racionamento de materiais. Muito interessante mesmo. Parabéns pela postagem. Abraço!
Postar um comentário