segunda-feira, 30 de junho de 2008

1920s

Art Déco (nome retirado da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes) foi um estilo decorativo inspirado, sobretudo, nas artes africana e egípcia (pela descoberta do túmulo de Tutancamon em 1922). O estilo art déco é composto por formas geométricas não tão rígidas quanto as do De Stijl, padrões abstratos de ziguezague e uso do bronze, marfim e ébano.
cadeira de Jacques-Emile Rulhmann


















A poltrona Bibendum da designer Eileen Gray é extremamente anatômica. É composta por dois cilindros curvos que compõem o encosto e o braço da cadeira. A estética do móvel não fazia parte do movimento do Art Déco e a designer tinha plena consciência disso. Segundo ela, mudar o estilo leva ao progresso.

Le Corbusier
Um dos nomes mais importantes da arquitetura do século XX. Seguia a corrente funcionalista do modernismo, que, no design de produto, prezava pela ergonomia dos objetos. Ficou conhecido no mobiliário pela série de poltronas Confort (à esquerda), no final da década de 20. Com um aspecto pós-moderno, essa linha de móveis seguia a geometria funcional que Le Corbusier usava. Na arquitetura, desenvolveu um sistema (Modulor) baseado na proporção áurea para encontrar mais harmonia em suas composições.



Cadeira Barcelona
Projetada por Mies van der Rohe para os reis da Espanha, a cadeira Barcelona é, possivelmente, a cadeira mais icônica do século XX. Possui uma função extremamente simbólica, ela carrega consigo valores como luxo, elegância e status, além de ser funcional, pelo conforto.




Bibliografia específica
http://www.bbc.co.uk/homes/design/period_artdeco.shtml
http://www.designboom.com/portrait/mies.html
www.barcelonachair.com/

Nenhum comentário: